
O plano do protagonista era se matar junto com a progenitora, é claro, um ato um pouco menos violento do que os fãs de Bates Motel (e de Psicose) estavam esperando para esse momento inevitável da trama – mas os criadores Karry Ehrin e Carlton Cuse disseram à Entertainment Weekly que tudo estava planejado desde o começo.
“A decisão nasceu dos personagens”, disse Ehrin. “Nós nos perguntamos em que circunstância Norman iria desejar machucar a mãe, e o que amamos nessa história é que ele está na verdade tentando protegê-la, de um jeito torto que é o único que ele conhece”.
“Kerry e eu estivemos falando disso por um longo tempo”, completou Cuse. “É um momento gigantesco para a nossa estrutura de cinco anos para a série, porque sabíamos que queríamos que ela tivesse um começo, meio e fim definido. Esse fim iria colidir com o que o público conhece de Psicose, mas não iria apresentar os eventos da forma como todos esperavam. Então sabíamos que no final do quarto ano iríamos ter essa grande reviravolta”.
“Vera [Farmiga, que interpreta Norma] será uma parte importante da quinta temporada, não se preocupe”, assegurou Cuse, falando sobre o fato de que o Cherife Romero só conseguiu acordar Norman depois de salvá-lo da tentativa de suicídio. “Mas a série será uma versão diferente da que os espectadores estão acostumados”.
Prelúdio de Psicose, Bates Motel se passa anos antes da trama do longa, mostrando a juventude do futuro assassino Norman Bates (Freddie Highmore) e sua conturbada relação com a mãe Norma (Vera Farmiga).

Com a morte de Norma Bates pelas mão de Norman, a série adaptará o filme Psicose de Alfred Hitchcock, já que serve como o seu prólogo. Em vez de simplesmente entregar a trama até o momento em que vemos Norman Bates no longa, Bates Motel adaptará o filme.
Na quinta temporada teremos a introdução da personagem Marion Crane (Janet Leigh no original), que o espectador de ocasião reconhecerá como a mulher que morre pelas mãos de ‘Norma’ na clássica cena do banheiro. A diferença primordial é que, enquanto no filme de 1960 ela era a protagonista, agora poderemos ver os acontecimentos pelo lado de Norman, já que o grande mistério (ele era o verdadeiro assassino e não sua mãe, que estava morta e empalhada pelo próprio) já será conhecido do público da série.
Abaixo um ensaio de Freddie Highmore revivendo a clássica cena de Anthony Perkins como Norman Bates.
O criador da série e showrunner Carlton Cuse (LOST) disse que “será um grande momento” e que a temporada fará muito mais do que apenas recriar os eventos do filme. “Isso seria chato demais”, afirmou.
A quinta e última temporada de Bates Motel deve estrear em 2017 no canal A&E norte-americano. No Brasil a série segue com um tratamento que deixa a desejar pelo Universal Channel, que sequer estreou a quarta temporada ainda. A produção também é disponibilizada pela Netflix, após o fim da janela da TV tradicional.