quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

POLITICA

Presidente eleito diz que a legislação assinada por Temer "transformou o Brasil em um país sem fronteiras". (Foto: Divulgação)
Nessa quarta-feira, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) aproveitou um discurso durante encontro com a bancada do DEM no Congresso Nacional para atacar a Lei de Migração em vigor no Brasil desde o ano passado. “Ninguém quer botar certo tipo de gente para dentro de casa”, afirmou.
Em sua fala de aproximadamente dez minutos no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição em Brasília, ele mencionou a França por ter “aceitado algo parecido” com a legislação brasileira: “Olha a desgraça que está lá”, comentou, sem fazer referência direta a qualquer episódio no país europeu.
A crítica à lei sancionada pelo presidente Michel Temer (MDB) em maio de 2017 tem sido recorrente no discurso de Bolsonaro. O autor da matéria é o senador licenciado Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), atual ministro das Relação Exteriores.
A nova Lei substituiu o antigo Estatuto do Estrangeiro, estabelecido pela ditadura militar (1964-1985) e que mudou o tratamento em relação ao imigrante, não mais o considerando uma ameaça à segurança nacional. E as novas regras apresentam uma inclinação aos direitos humanos que desagrada a certos setores da direita, que a consideraram um ataque à soberania nacional.
“Como essa última lei de imigração… Vê, a França aceitou algo parecido com isso, ó a desgraça que está lá. Nós somos humanos, queremos respeitar direitos humanos, mas ninguém quer botar certo tipo de gente para dentro de casa. E o Brasil é a nossa casa. Passou batido em uma questão como essa”, afirmou o presidente eleito.
O próprio Bolsonaro disse, no mês passado, que a lei “transformou o Brasil em um país sem fronteiras”. “Se essa lei continuar em vigor, qualquer um pode entrar aqui com mais direitos do que nós”, declarou na ocasião.
Pacto
As declarações dessa quarta-feira foram feitas dois dias depois que o futuro chanceler do Itamaraty, Ernesto Araújo, anunciar que o país deixará o Pacto Global de Migração no governo Bolsonaro. Na terça-feira, Aloysio Nunes Ferreira disse ver com “desalento” os argumentos da futura administração.
Araújo, que assumirá o cargo de Aloysio em 1º de janeiro, afirmou que o pacto é um “instrumento inadequado para lidar com o problema” e que não deve ser tratado como uma questão global, mas sim, “de acordo com a realidade e soberania de cada país”.
O atual ministro rebateu os argumentos defendendo que o pacto “não é incompatível com a realidade brasileira”. Somos um país multiétnico, formado por migrantes, de todos os quadrantes”, disse em mensagem no Twitter.
“A questão é sim uma questão global. Todas as regiões do mundo são afetadas pelos fluxos migratórios, ora como polo emissor, ora como lugar de trânsito, ora como destino. Daí a necessidade de respostas de âmbito global”, complementou o chanceler.
Promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), o chamado Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular foi aprovado em julho pelos 192 Estados-membros da Assembleia Geral, com exceção dos Estados Unidos – aos poucos, Chile e outros países, incluindo agora o Brasil, também disseram que não assinariam o acordo.
O Brasil lida hoje com um grande fluxo de imigrantes venezuelanos que chega pela fronteira entre os dois países em Roraima, fugindo da crise político-econômica da Venezuela. De acordo com Ernesto Araújo, o Brasil seguirá acolhendo esses imigrantes, mas “o fundamental é trabalhar pela restauração da democracia na Venezuela”.

Três meses após a final da primeira temporada do Canta Comigo, o programa musical comandado por Gugu Liberato volta ao ar para uma edição especial que será exibida nesta segunda-feira, dia 17/12, às 22h30

Foto: Edu Moraes/Record TV
Foto: Edu Moraes/Record TV
Para celebrar os 65 anos da Record TV, quem participará da atração desta vez serão os funcionários da emissora: assistentes de palco, atores, atrizes, estagiários e outros profissionais que ajudam a levar para todo o país os telejornais, as novelas e os programas de auditório da rede de televisão. O vencedor levará o prêmio de R$ 65 mil.Resultado de imagem para 65 anos da record tv
As regras nesta edição especial não são muito diferentes das da primeira temporada do Canta Comigo, que foi um sucesso de repercussão e audiência. Cada um dos participantes vai enfrentar a opinião de cem jurados, que serão formados por estrelas da Record TV, como os apresentadores Xuxa Meneghel, Rodrigo Faro, Sabrina Sato, Marcos Mion, Ticiane Pinheiro, César Filho, Fabíola Reipert, Luiz Bacci, Geraldo Luís, Reinaldo Gottino e Renata Alves, entre outros, além dos atores Junno Andrade, Denise Del Vecchio, Zécarlos Machado e André Di Mauro. Os três candidatos que conseguirem agradar ao maior número de jurados se classificam para a final, quando precisarão cantar mais uma vez. O ganhador será aquele que somar o maior número de votos do júri e da plateia.
Os concorrentes que soltarão a voz são o assistente de palco Marquinhos, a apresentadora do “Esporte Fantástico” Mylena Ciribelli, a estagiária de jornalismo Thalia Lima, o ator Rodrigo Andrade, a apresentadora do “A Crítica na TV” Naiandra Amorim, o coordenador de programação Tiago Mendes, a atriz Lucinha Lins, o humorista Paulo Vieira, a apresentadora do programa “Tudo TV” Priscilla Freire, a diretora executiva da Casablanca Solange Cruz e a atriz Bruna Pazinato.
Confira os perfis dos participantes:
Marquinhos
São Paulo – SP
Assistente de palco
Mylena Ciribelli
Rio de Janeiro - RJ
Apresentadora do programa “Esporte Fantástico”
Thalia Lima
Franca – SP
Estagiária de jornalismo
Rodrigo Andrade
Franca - SP
Ator
Naiandra Amorim
Manaus – AM
Apresentadora do “A Crítica na TV”
Tiago Mendes
Campos de Goytacazes – RJ
Coordenador de programação
Lucinha Lins
Rio de Janeiro - RJ
Atriz
Paulo Vieira
Palmas – TO
Humorista
Priscilla Freire
Natal - RN
Apresentadora do programa “Tudo TV”
Solange Cruz
São Paulo – SP
Diretora executiva da Casablanca
Bruna Pazinato
São Paulo – SP
Atriz
Foto: Edu Moraes/Record TV
Foto: Edu Moraes/Record TV

Confira os nomes dos jurados do Canta Comigo especial:
Luiz Bacci – Apresentador
Bianca Naves – Nutricionista
Bruno Peruka – Repórter
Cesar Filho – Apresentador
Dalton Rangel – Apresentador
Dr. Antonio Sproesser – Médico
Fábio Porchat – Apresentador
Fabíola Gadelha – Apresentadora
Fabíola Reipert – Jornalista
Gabriela França – Repórter
Geraldo Luís – Apresentador
Reinaldo Gottino – Apresentador
Gustavo Sarti – Consultor
Humberto Ascencio – Repórter
Junno Andrade – Ator e apresentador
Marcos Mion – Apresentador
Marquinhos Anão – Repórter
Renata Alves – Apresentadora
Rodrigo Faro – Apresentador
Ronaldo Ésper – Estilista
Sabrina Sato – Apresentadora
Ticiane Pinheiro – Apresentadora
Vera Viel – Apresentadora
Xuxa Meneghel – Apresentadora
Rafael Machado – Repórter
Maria Carolina Paz – Repórter
Tom Bueno – Repórter
Ana Paula Torquato – Apresentadora
Kuky – Músico
Ana Paula Minerato – Modelo
Bola – Humorista
Catia Fonseca – Apresentadora
Denise Del Vecchio – Atriz
Diego Cristo – Ator
Fernanda Chamma – Diretora artística e coreógrafa
Graziella Schmitt – Atriz
Lilliany Nascimento – Repórter
Lorena Bueri – Atriz
Marcelo Ié Ié – Humorista
Maria Cândida – Apresentadora
Marlon – Cantor
Maurício Manieri – Cantor
Mionzinho – Humorista
Mônica Carvalho – Atriz
Nahim – Cantor
Nani Venâncio – Apresentadora
Natália Guimarães – Apresentadora
Rita Cadillac – Atriz
Robson – Bailarino
Rodrigo Capella – Ator
Sonia Abrão – Apresentadora
Tati Minerato – Modelo
Valeska Reis – Modelo
Débora Pinheiro – Vencedora do Canta Comigo
Vinícius Gluglu – Ator
Yudi Tamashiro – Apresentador
Zécarlos Machado – Ator
Raíssa Santana – Modelo
Amin Khader – Apresentador
André Di Mauro – Ator
Babi Xavier – Atriz
Carla Prata – Repórter
Douglas Sampaio – Ator
Emilio Orciollo Netto – Ator
Ana Paula Tabalipa – Atriz
Sacha Bali – Ator
Manuela do Monte – Atriz
Dani Moreno – Atriz
Chiquinho – Apresentador
Igor Rickli – Ator
Joanna Maranhão – Atleta
Jorge Sousa – Produtor de eventos
Laura Keller – DJ
Liége Müller – Atriz
Luiza Tomé – Atriz
Raphael Sander – Ator
Sidney Sampaio – Ator
Tico Santa Cruz – Cantor
Thais Carla – Dançarina
Theo Becker – Ator
Alexandre Furtado – Apresentador
André Haar – Apresentador
Clayton Pascarelli – Apresentador
Luana Najara – Apresentadora
Fernando Fully – Apresentador
Flávio Barra – Apresentador
Gaída Dias – Apresentadora
Guilherme Rivaroli – Apresentador
Henrique Chaves – Apresentador
Jair Duprá – Apresentador
Jaqueline Cruz – Apresentadora
Jéssica Smetak – Apresentadora
Marcus Pimenta – Apresentador
Oloares Ferreira – Apresentador
Rodrigo Pagliani – Apresentador
Raphael Polito – Apresentador
Rodrigo Nascimento – Apresentador
Romano dos Anjos – Apresentador
Tino Junior – Apresentador
Wilson Junior – Apresentador
O Canta Comigo Especial será exibido nesta segunda-feira, dia 17/12, a partir das 22h30. É a versão nacional de All Together Now, formato original da Endemol Shine Group, com direção de Marcelo Amiky e direção de núcleo de realities de Rodrigo Carelli. A temporada brasileira foi gravada nos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, e produzida pela Endemol Shine Brasil.